Partilhando...

Compartilho as postagens desse blog com todos os educadores que amam a sua profissão, com educandos, pais, mães, enfim com todos os protagonistas do processo educativo que direta ou indiretamente participam da Arte de Educar.

Esse blog tem como foco a partilha de experiências. Acredito que poderemos democratizar saberes e ampliar nossos conhecimentos a partir da postagem de vivências realizadas na área educacional. Aqui você encontra dinâmicas, cine fórum, atividades... Olhe sempre os arquivos!

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

REFLEXÃO

Olá pessoal
Uma verdade que serve pra todos nós. Um elefante é, quase sempre amarrado a um pequeno toco infincado no chão. Sem muito esforço ele poderia arrancá-lo  e ficar livre, mas ele não o faz. Permanece realizando uma espécie de dança de vai e vem sem, no entanto, sem se libertar. Muitas vezes, temos essa mesma reação. Ficamos atados a correntes imaginárias sem reação, sem força pra seguir em frente... Vejam essa imagem, abaixo!

Vamos seguir SEMPRE em frente, pois  "Podemos muito mais do que imaginamos".
Um abraço, Zelma.

sábado, 20 de agosto de 2011

MOSTRA CULTURAL-LITERÁRIA DE GURJÃO-PB

Olá pessoal!
 Quero compartilhar o sucesso que foi a MOSTRA CULTURAL-LITERÁRIA  DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE GURJÃO-PB realizada no dia 18 de agosto de 2011. Um trabalho em equipe, no qual todos se empenharam, apresentando os projetos pedagógicos que foram vivenciados em cada ano de ensino. Em particular, quero agradecer e parabenizar, o prefeito Martinho Cândido, o secretário de educação Fabiano Oliveira e a equipe da Escola Áurea C. de Queiroz, da qual faço parte, por acreditarem que na escola pública se é capaz de realizar atividades educativas de qualidade em busca da aprendizagem significativa do seu alunado.
Veja algumas fotos do evento.
Um abraço,
Zelma Nemízia

O secretário, todos os professores e equipe técnica das escolas municipais no encerramento da Mostra
EQUIPE PEDAGÓGICA DA ESCOLA ÁUREA C. DE QUEIROZ

Diretor - Sebastião, Coordenadora Pedagógica - Zelma, Vice-diretora - Ana lúcia e Secretária - Socorro

PROJETO  DO 6º ANO - PAZ NA ESCOLA - DIGA NÃO AO BULLYING!
O objetivo desse projeto foi sensibilizar educadores, famílias e sociedade em geral para a existência do problema e suas consequências, buscando despertá-los para o reconhecimento do direito de toda criança e adolescente a frequentar uma escola segura e solidária, capaz de gerar cidadãos conscientes do respeito à pessoa humana e às suas diferenças através do gênero textual JORNAL.
Professoras orientadoras do projeto  e o Prefeito de Gurjão-PB

Stand do projeto
Aluna e professora  de cidade vizinha visitando stand do projeto
Aluna apresentando o projeto
Alunas apresentando o projeto
Alunos e professoras de cidade vizinha visitando stand do projeto


 PROJETO DO 7º ANO- A MÚSICA DE LUIZ GONZAGA NA TRILHA DA LEITURA
O objetivo desse projeto foi conhecer a vida e obra de Luiz Gonzaga no contexto da música popular brasileira, identificar os problemas sociais do nordeste a partir da obra do compositor e conhecer e analisar letras de canções de Gonzaga e de outros compositores influenciados por ele.

Professoras orientadoras do projeto

Stand do projeto
O secretário de educação e aluno
Aluno que se caracterizou de Luiz Gonzaga
 PROJETO DO 8º ANO - O MEIO AMBIENTE RETRATADO COM HUMOR
O objetivo desse projeto foi originar uma reflexão sobre a utilização da charge, cartun e caricatura como ferramenta de apoio pedagógico no processo de ensino e aprendizagem e mostrar como os textos que circulam na mídia formam opinião e influenciam em decisões políticas importantes para o país acerca do meio ambiente.
Professores orientadores do projeto
Aluna no stand do projeto

Oficina de charge

O secretário de educação e alunos
Salão do Humor
 PROJETO DO 9º ANO - CLÁSSICOS DOS CORDÉIS
O objetivo desse projeto foi investigar,aplicar e avaliar o cordel como ferramenta para o trabalho pedagógico, incentivar a leitura e produção de cordéis e promover uma aproximação com a cultura popular nordestina e em especial, com a história de Gurjão.
Stand do projeto

Stand do projeto

Alunas no stand do projeto
Aluna apresentando o projeto
Secretário de educação e alunas no stand do projeto

terça-feira, 16 de agosto de 2011

JORNAL - 6º ANO

Para a realização da MOSTRA CULTURAL- LITERÁRIA , com o tema Em cena: a LEITURA! vários gêneros textuais foram vivenciados nas turmas da  Escola Municipal "Áurea C. de Queiroz" em Gurjão-PB. No 6º ano foi escolhido como subtema Paz na Escola - Diga não ao Bullying! , cuja temática foi  trabalhada através do gênero textual  jornal.  Educadores/as e alunos/as  se envolveram e construiram um jornal com suas produções escritas. Vale a pena ver!. Clique para aumentar a imagem e facilitar a leitura.
Um abraço, Zelma.





segunda-feira, 15 de agosto de 2011

PEDRO DEMO FALA SOBRE EDUCAÇÃO PELA PESQUISA


Olá pessoal 
Pedro Demo, PhD em Sociologia e professor da Universidade de Brasília (UnB), defende a importância da prática da pesquisa científica na escola, desde os anos iniciais. No vídeo, abaixo ele convida o professor a se apropriar da pesquisa como prática cotidiana, apresentando ações que estimulam a  pesquisa dos alunos.
Um abraço, Zelma. 


CINE FÓRUM 18 - HAPPY FEET - O Pinguim


Olá pessoal
            Esse filme foi trabalhado na disciplina COORDENAÇÃO/SUPERVISÃO PEDAGÓGICA pela professora e  amiga Vânia Nascimento. Trabalhamos juntas na universidade e como ela sabe que adoro trabalhar com filmes, em sala de aula,  me enviou esse material.
Um abraço, Zelma.

FICHA TÉCNICA


Título original: Happy Feet
Duração: 106 minutos (108  minutos)
Gênero: Animação
Direção: George Miller – Warrem Coleman- Judy Morris
Ano: 2006
País de origem: EUA

SINOPSE

Na nação dos pinguins imperador que moram na Antártica, a vida se resume basicamente a cantar. Isto causa grande preocupação para Mano, diferente de todos os pingüins ele não sabe cantar e sim sapatear, para o espanto de todos, inclusive de seu pai, Memphis, que diz que "isso não é coisa de pingüim”. Apaixonado por Glória, mas sem ter como conquistá-la, já que os pingüins fazem isso através da música, Mano se afasta de seu bando e conhece outra espécie de pingüins, os Adelie. Através de seus passos de dança ele acaba formando amizade com esse grupo de pingüins. Mas Mano não desiste de viver entre sua espécie, e tentará mostrar que a dança pode mover montanhas. Nisso, ele sai para uma busca para descobrir o que acontecia com os peixes que estavam sumindo. No final, ele descobre que são os humanos que estão acabando com os peixes.
Happy Feet em inglês significa Pés Felizes

Após assistir ao filme responda as questões, abaixo:

1.O filme tem início com o acasalamento dos Pingüins e seguindo um ritual. Como você relaciona o cuidado do Pai de Mano em relação aos pais que freqüentam as nossas escolas?
2. Como a diferença do Pingüim é recebida na escola por sua professora Sra. Viola?
3. Como os Pais de Mano se relacionam com o seu jeito diferente?  Qual é a reação deles?
4. O que a comunidade dos pingüins acha do Pingüim diferente?
5. As nossas escolas estão cheias de crianças diferentes como é feito essa socialização por parte da Coordenação/Supervisão Pedagógica?
6 - Como ser um bom Coordenador/Supervisor no mundo das diferenças?

domingo, 14 de agosto de 2011

REFLEXÃO - DIA DOS PAIS

Olá pessoal
Lindo esse poema de Pe. Fábio de Melo sobre o valor do PAI.
Com esse vídeo quero prestar minha homenagem e dar os parabéns a todos os pais que causam saudades aqueles que os perderam e alegria aqueles que ainda gozam de sua protetora e agradável companhia.
Um abraço, Zelma. 
 

DINÂMICA - DIA DOS PAIS


Olá pessoal
O Dia dos pais é uma época de comemoração com toda a família. Os encontros em família reúnem várias gerações avós, pais, tios... Portanto, esse é o momento de realizar uma atividade divertida e alegre  e pôr em prática uma dinâmica que movimentará esse encontro. Usando sua criatividade essa dinâmica "Caixa de Surpresas" poderá ser utilizada para encontros de pais, para o dia dos pais, para todos os dias, pois todos os dias é dia de demonstrar carinho e amor.
Um abraço, Zelma.

ORIENTAÇÔES PARA A REALIZAÇÃO DA DINÂMICA

Providencie caixas de vários tamanhos, uma deve caber dentro da outra, de forma que a maior contenha todas as outras.
Dentro de cada caixa coloque um cartão contendo uma ordem e embrulhe cada uma como para presente.
Coordenado/a: “Vamos convidar, neste momento, alguns pais para estarem aqui à frente e serem homenageados, homenageando assim todos os pais presentes”.
Coordenado/a: “Convidamos o pai mais idoso (Quando este vier à frente, entregue-lhe a caixa maior que contém as outras caixas e peça-lhe que abra o presente)”.
Ao abrir, encontrará um cartão e a segunda caixa. No cartão, que deve ser lido em voz alta, estará escrito:
“Queira nos desculpar, mas este presente é para o pai mais jovem.”
Coordenado/a: “Convidamos o pai mais jovem (O/A Coordenado/a
 abraça o pai mais jovem, entrega-lhe a segunda caixa e pede que abra)
 Ao abrir, o pai encontrará outra caixa e o segundo cartão, onde lerá:
 “Queira nos desculpar, mas este presente é para o pai que mais vezes leu a Bíblia.”
Coordenado/a:  Dos pais aqui presentes, qual leu a Bíblia mais vezes? Venha aqui à frente. (A dirigente parabeniza este pai, entrega-lhe a 3ª caixa e solicita que abra)
Ao abrir, encontra outra caixa e um cartão, onde lerá:
“Desculpe-nos, mas este presente é para o pai que tem mais filhos.”
E, assim por diante, crie outros motivos para homenagear os pais, como por exemplo, “o pai que mais cedo se levantou hoje”, etc.
Cada pai participante da homenagem deve receber um presente simples (uma caneta, ou uma meia) e a última caixa deve conter as lembranças especialmente preparadas para aquele dia e o cartão: “Distribua estes presentes entre todos os pais” .