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Esse blog tem como foco a partilha de experiências. Acredito que poderemos democratizar saberes e ampliar nossos conhecimentos a partir da postagem de vivências realizadas na área educacional. Aqui você encontra dinâmicas, cine fórum, atividades... Olhe sempre os arquivos!

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

CINE FÓRUM 16 - ENCONTRANDO FORRESTER

Olá pessoal
Trabalhamos com esse filme em um encontro com professores para discutir questões relacionadas com o cotidiano escolar. Baseamos as questões, para o cine fórum, na análise feita pelo Dr. João Luís de Almeida Machado - Professor Universitário e Pesquisador; Autor do livro "Na Sala de Aula com a Sétima Arte – Aprendendo com o Cinema" (Editora Intersubjetiva).A dinâmica utilizada para o debate foi Grupo de Trabalho-GT´S.
Um abraço, Zelma

FICHA TÉCNICA
Título original: Finding Forrester
Lançamento: 2000 (EUA)
Atores: Sean Connery, F. Murray Abraham, Robert Brown, Anna Paquin.
Duração: 135 min
Gênero: Drama

SINOPSE 
Jamal Wallace (Robert Brown) é um jovem adolescente que ganha uma bolsa de estudos em uma escola de elite de Manhattan, devido ao seu desempenho nos testes de seu antigo colégio no Bronx e também por jogar muito bem basquete. Após uma aposta com seus amigos, ele conhece ele conhece William Forrester (Sean Connery), um talentoso e recluso escritor com quem desenvolve uma profunda amizade. Percebendo talento para a escrita em Jamal, Forrester procura incentivá-lo para seguir este caminho, mas termina recebendo de Jamal algumas boas lições de vida.

GRUPOS DE TRABALHO


GT 1 - Orientação para o debate

O filme de Gus Van Sant nos mostra um pouco daquilo que as escolas se tornaram e nos faz refletir se estamos vivendo uma prática educacional que possa ser realmente apreciada e aproveitada por alunos e professores. Mas, afinal, o que esperamos da(s) escola(s)?

GT2 - Orientação para o debate

Um momento de  reflexão sobre a educação foi proposto pelo filme, mesmo que tratando de uma realidade que não é a nossa, brasileira, mas a de um país com o qual temos relações tão próximas (assim como todo o mundo e a cultura ocidentais). Desta forma, em que momentos, no filme, podemos perceber a relação professor-aluno como algo que impulsiona resultados de aprendizagem significativa no cotidiano da escola?

GT3 - Orientação para o debate

A escola deve ser um ambiente proporcionador de possibilidades de aprendizagem, deve permitir aos educandos o acesso ao conhecimento, deve fazer com que a relação estabelecida entre estudantes e o que a eles é oferecido por cada matéria seja sedimentada pela curiosidade (pelo estímulo, pelo prazer), deve ser um ambiente que permita a participação e a interação (a troca de experiências entre os alunos e os professores), deve promover projetos e práticas que envolvam os alunos coletivamente entre tantas outras alternativas de pensar educação que encontramos hoje em dia.
Que pontos podemos destacar em nossa prática pedagógica que alicerçem os princípios refletidos no texto quanto aos compromissos sociais da escola e do/a professor/a?

GT4 - Orientação para o debate

No filme, o professor defronta-se com uma situação inusitada para seus vários anos de prática educacional ao encontrar em sua sala de aula, numa escola particular frequentada eminentemente por brancos provenientes de uma camada social mais abastada, um aluno negro de origem humilde (chamado no filme Jamal), alçado a uma melhor possibilidade de estudos em virtude de suas grandes habilidades atléticas (trata-se de um ótimo jogador de basquete) e de seu supreeendente rendimento escolar.
Que imagens pré-concebidas temos de algum ou grupo de alunos os quais rotulamos e isso tenha interferido na relação professor-aluno e na qualificação da aprendizagem?

GT5 - Orientação para o debate

O que faz com que possamos perceber os novos caminhos citados no início do texto é a existência de um terceiro personagem importante na trama, o escritor William Forrester vivido por Sean Connery (de tantos grandes filmes e de imenso talento), autor de um clássico da literatura americana, que depois da publicação e do reconhecimento do livro pela crítica especializada, retirou-se, aposentando-se prematuramente, escondendo-se no Bronx, o bairro onde vive Jamal. Por acidente, os dois acabam se conhecendo e, a relação tempestuosa de início, amadurece de forma a trazer bons resultados para ambos. Além de grande jogador de basquete (o que lhe permite obter o reconhecimento e maior proximidade com os alunos da escola particular onde estuda), Jamal tem grande sensibilidade literária, lê com grande frequência, seleciona suas leituras e, além disso, escreve mesmo quando não há pedidos da escola. Essa insistência, essa persistência de Jamal em ler e estudar, fazem com que Forrester acabe se interessando por ele e o auxilie, troque idéias, aperfeiçoe suas próprias concepções (justamente o que esperamos de nossos professores) e, acabe por influenciá-lo do alto de sua experiência (omitindo a maior parte do tempo sua identidade e, obviamente, sua eminência devido a sua produção literária celebrada).
Que cenas do nosso cotidiano escolar podem ilustrar essa passagem do filme?

GT6- Orientação para o debate

Diálogo, troca de experiências, aprendizado por parte dos alunos e também dos professores, respeito e consideração pela maturidade e aperfeiçoamento que o tempo trouxe aos mais velhos, leitura de livros independentemente da obrigatoriedade e das imposições escolares. "Encontrando Forrester" abre canais para que esses temas sejam discutidos, tempera essa discussão com outros temas paralelos de grande interesse como as diferenças étnicas e sociais, a valorização dos livros clássicos e a necessidade de fazer com que se equilibre a atividade física e intelectual nas escolas. Não é isso que estamos buscando construir? Que passos temos dado nessa direção? Que dificuldades se evidenciam no processo cotidiano dessa construção pedagógica?



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