Partilhando...

Compartilho as postagens desse blog com todos os educadores que amam a sua profissão, com educandos, pais, mães, enfim com todos os protagonistas do processo educativo que direta ou indiretamente participam da Arte de Educar.

Esse blog tem como foco a partilha de experiências. Acredito que poderemos democratizar saberes e ampliar nossos conhecimentos a partir da postagem de vivências realizadas na área educacional. Aqui você encontra dinâmicas, cine fórum, atividades... Olhe sempre os arquivos!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

DINÂMICA: COLCHA DE RETALHOS



Objetivos: Possibilitar aos participantes a vivência de uma atividade significativa, estimulando a vontade de conhecer e registrar a vida, em suas diferentes formas e momentos.




Desenvolvimento


1) Contar a história: A Colcha de Retalhos ( Nye Ribeiro)
O texto “A colcha de retalhos” narra a história da avó que fez uma colcha para o neto e cada retalho tinha a sua história. Na lembrança do menino um retalho em especial faz com que entenda o que é saudade, pois se lembra das férias que passou com a avó.
2) Confecção da colcha de retalhos (individual e coletiva)
3) Discussão
4) Reflexão


Confecção da Colcha de retalhos
1) Solicitar aos participantes que relembrem um pouco da sua história profissional. Lembrar de momentos marcantes, positivos e/ou negativos.
2) Entregar uma folha de papel com 4 quadros para que escrevam ou desenhem em cada parte, algo marcante em sua vida.
3) Pedir que coloram os quadros com giz de cera de acordo com a sentimento que tiveram diante de cada situação descrita.
4) Pedir aos participantes que colem a sua colcha no painel formando uma grande colcha do grupo.



Discussão


1) Que sentimentos a atividade lhe proporcionou? Por quê?
2)  Como podemos valorizar as diferenças individuais através desta atividade?
3) Há uma parte da história que gostariam de comentar?

Ex: “A gente só entende bem das coisas que já experimentou”. (A importância de o aluno vivenciar as atividades para que haja compreensão)









Reflexão
A história de uma pessoa é como uma colcha de retalhos: ela é formada dos acontecimentos, dos momentos de alegria e de tristeza, dos sonhos...da vida de cada um.
A importância da relação afetiva entre as pessoas da mesma família, da escola, pois é assim que a criança aprende a amar e ser amada.
É importante refletir sobre o ser humano como um ser de projeto que se estrutura, social e psiquicamente, também nas relações de trabalho. Entender que o homem não anda sozinho, que há caminhos que se completam.
Ninguém é igual ao outro. Nada de repetição, de monotonia. Um completa o outro. Um apóia o outro formando a humanidade. Eu sou um pedacinho no grande conjunto. Importante é querer ser costurado aos outros retalhos e não ficar isolado. Todos unidos na procura da união e da fraternidade, cada um do seu modo, formam a grande colcha da unidade da pluriformidade.
Todos pensam diferentes, sentem diferentes, agem diferentes. Aí está a riqueza da diversidade, das identidades, dos valores. Todos podem ser diferentes e construir algo com o mesmo objetivo. Desse modo, poderão se sentir parte da grande teia da vida
Nós somos aquilo que vivemos. Somos um pouquinho da vida de nossos pais e avós, das pessoas que estão à nossa volta.
A cultura, o modo de ser das pessoas influenciam o nosso modo de ser e de ver as coisas.
Buscar a nossa própria história nos proporciona o auto-conhecimento e o conhecimento de todos e tudo que nos rodeia.
“entender para respeitar” nossos sentimentos e os daqueles com quem compartilhamos a vida.
Registro emotivo e estimulante.
Colcha de retalhos da Geografia: a escola, o bairro, a cidade, o estado, o Brasil, o mundo.
Colcha de retalhos da História: a história de vida de cada um, linha de tempo


TEXTO: A COLCHA DE RETALHOS - Nye Ribeiro Silva

Nos finais de semana Felipe vai para a casa da vovó. É uma delícia!
Vovó sabe fazer bolo de chocolate, brigadeiro, bala de coco, pão de queijo... enfim, sabe fazer tudo que Felipe gosta. E lá não tem esse negócio de “hora de comer isso, hora de comer aquilo...hora de brincar, hora de dormir...”
Vovó sabe contar histórias como ninguém.
- Conta mais uma, vovó. Só mais uma!
Vovó coloca os óculos bem na ponta do nariz, faz uma cara engraçada e fala bem fininho e fraquinho, imitando a voz da Chapeuzinho Vermelho, e bem grosso e forte, imitando a voz do lobo mau. Ah! Quem é que não gosta de uma vovozinha assim?
Um dia, quando Felipe chegou à casa da vovó, encontrou uma porção de pedaços de tecidos espalhados pelo chão, perto da máquina de costura onde ela estava trabalhando.
- O que é isso, vovó?
- São retalhos, Felipe. Fui juntando os pedaços de pano que sobravam das minhas costuras e, agora, já dá para fazer uma colcha de retalhos. Vou começar a emendá-los hoje mesmo.
- Posso ajudar, vovó?
- Está bem. Então vá separando os retalhos para mim. Primeiro só os de bolinha, depois os de listrinhas...
Felipe esparramou tudo pelo chão e foi separando-os um a um. Tinha pano de florzinha, de lua e estrela, de bolinha grande e bolinha pequena, listrado, xadrez...
- Olha esse pano listrado, é daquele pijama que você fez para mim quando a gente passou aqueles dias no sítio, lembra?
- É mesmo Felipe, estou me lembrando. Que férias gostosas! Andamos a cavalo, chupamos jabuticaba... As jabuticabeiras estavam carregadinhas!
- E olhe esse pano xadrez, que bonito vovó!
- É daquela camisa que eu fiz para você dar ao seu pai, no dia do aniversário dele. Sua mãe fez um jantar gostoso e convidou todo mundo.
- Ah! Eu me lembro! Veio o tio Paulo, o tio João, a tia Josefina, veio a Cecília e até o Rex, para brincar com o meu cachorro, Apolo. Parece que um deles fez xixi na cozinha e o outro fez cocô no quintal, né?
- Seu pai ficou tão bonito! E assoprou as velinhas, todo vaidoso, de camisa nova.
- É mesmo! Mas ficou bravo com os cachorros.
- Olha, Felipe esse retalho aqui. Não é daquele vestido que eu fiz para a sua mãe ir a uma festa  de casamento? Sabe, quando a sua mãe era pequena eu fazia uma porção de vestidos para ela. E gostava também de bordá-los. Uma vez fiz um vestido cor-de-rosa, inteirinho bordado com a branca de neve e os sete anões. Quando o vestido ficou pronto, ela falou assim:
- Ué, mamãe, está faltando a bruxa!
- Vovó, esse pano azul-marinho está com a cara da Vó Maria.
- Era dela mesmo!
- Vovó Maria mora lá no céu, né? Junto com o vovô Luiz e o meu cachorrinho Apolo... Ué, vovó, você está chorando? O que aconteceu?
- Não, - disse a vovó fungando e limpando o nariz com o lenço – não estou chorando, não.
- Ah! Vovó! Vice não disse que nós somos amigos? Então, me conta o que está acontecendo. Você está triste?
- É saudade, Felipe! É a saudade...
- Saudade dói, vovó?
- às vezes dói. Quando a saudade é de alguém que já foi embora para nunca mais voltar...
- Ah!
- Mas existem outras saudades: de um passeio gostoso, de uma viagem, de uma festa, de um amigo, de uma amiga, de um parente que mora longe...
-Vovó, acho que eu ainda não entendo nada de saudade.
- Eu sei. A gente só entende bem das coisas que já experimentou. Talvez ainda seja muito cedo para você entender dessas coisas...Felipe, me ajuda aqui. Vamos ver como é que está ficando a nossa colcha de retalhos!
- Que bonita, vovó! Um dia você faz uma para mim também?
Depois de algum tempo, Felipe nem se lembrava mais da colcha de retalhos. Um dia, ao voltar da escola...
- Felipe! A vovó mandou uma surpresa para você!
- Uma surpresa para mim? Onde?
- Está lá em cima da sua cama.
Felipe entrou no quarto correndo. A colcha estava sobre a sua cama. Que linda! Mas não era uma colcha como essas que se vende, nas lojas. Cada retalhinho tinha uma história.
Ali, deitado sobre a colcha, Felipe passou algum tempo lembrando-se de uma porção de histórias. Observou um retalho de brim azul...
- Foi quando o papai e a mamãe viajaram de férias e eu fiquei lá na casa da vovó. Um dia, fui subir na jabuticabeira e levei o maior tombo. Ralei o joelho, fiquei com o bumbum dolorido e o short rasgado... que vergonha! Vovó veio correndo lá de dentro. Me pegou no colo com carinho e, depois, nesse mesmo dia, resolveu fazer um short novo para mim. E fez um short deste pano aqui, de brim azul.
De repente, Felipe começou a sentir uma coisa estranha dentro do peito. E aquilo foi aumentando, aumentando... Felipe foi atrás de sua mãe :
- Me leva na casa da vovó?
Não demorou nada e os dois estavam chegando lá na casa da vovó. Tocaram a campainha e ela veio lá de dentro.
- Parece que eu estava adivinhando que você vinha. Fiz um bolo de chocolate, do jeito que você gosta!
- Vovó, vem aqui pertinho. Agora me dá um abraço bem gostoso!
- Aconteceu alguma coisa, Felipe?
- Sabe, vovó... – cochichou Felipe, bem baixinho, no seu ouvido – preciso te contar um segredo: eu acho que já entendi... agora já sei o que é saudade!

5 comentários:

  1. Texto maravilhoso e a sua sugestão muito boa Zelma para trabalhar com os alunos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso! Vou fazer. Obrigada pela possibilidade que você me dá.

    ResponderExcluir
  3. Gratidão por compartilhar dessa riqueza... vou adaptar para trabalhar com um grupo de idosos.

    ResponderExcluir