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segunda-feira, 25 de julho de 2011

CINE FÓRUM 9 - SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS

Olá pessoal
"Sociedade dos Poetas Mortos" é um filme que permite uma grande reflexão sobre a nossa prática pedagógica , sobre o tipo de escola que queremos  e sobre que tipo de cidadão queremos ajudar a formar. Ele foi trabalhado na disciplina  PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM.
Um abraço, Zelma.


FICHA TÉCNICA
Título original: (Dead Poets Society)
Lançamento: 1989 (EUA)
Direção: Peter Weir
Atores: Robin Williams, Robert Sean Leonard, Ethan Hawke, Josh Charles.
Duração: 129 min
Gênero: Drama

ELENCO 
Robert Sean Leonard (Neil Perry) 
Josh Charles (Knox Overstreet) 
Gale Hansen (Charles Dalton) 
Dylan Kussman (Richard Cameron) 
Allelon Ruggiero (Steven Meeks) 
Kurtwood Smith (Sr. Perry) 
James Waterston (Gerald Pitts)

SINOPSE
Em 1959 na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a "Sociedade dos Poetas Mortos".


APÓS ASSISTIR AO FILME, RESPONDA AS QUESTÕES: 

1.O filme Sociedade dos Poetas Mortos mostra claramente o papel de aparelho ideológico que a escola assume. Naquela escola considerada o padrão da época, ordem, disciplina, eram usados no sentido de coibi a expressão e a valorização do pensamento livre. O diretor no início do filme deixa claro para os novos alunos que eles estão tendo uma oportunidade ímpar, pois estudar naquela instituição era privilégio de poucos. Segurando a vela o diretor diz aos alunos: esta é a luz do saber, como se até aquele momento eles nada soubessem.
Esta passagem do filme aponta a tendência pedagógica assumida pelo diretor em sua prática educativa? Por quê? 
2.O filme é uma grande reflexão sobre nossa prática pedagógica e sobre o tipo de escola que queremos e o mais importante, sobre que tipo de cidadão queremos ajudar a construir; um cidadão alienado ou um ser humano participativo, dinâmico que consegue não apenas se perceber no mundo para interagir criticamente com ele. Um ser humano que vê seus sonhos serem tolhidos é alguém que contribuirá significativamente na busca de transformar a sociedade? Por quê?.
3.O professor John Keating emprega métodos de ensino nada ortodoxos para lecionar Literatura. Seu lema é
“carpe diem”, expressão em latim que significa "aproveite o dia". E ele não mede esforços para provar aos estudantes que a preparação para a universidade não precisa ser um tormento. Pelo contrário, aprender pode ser um prazer.Keating fala aos pupilos sobre uma confraria secreta, A Sociedade dos Poetas Mortos que dá nome ao filme e cujos membros se reuniriam para a leitura de versos e a discussão de paixões pessoais. Ao ressuscitar esses hábitos, o professor incentiva os jovens a seguir os próprios instintos e decidir seus destinos. Um deles, por exemplo, pretende tornar-se ator de teatro, contrariando a vontade do pai, que o quer na advocacia. Ainda que quase toda a turma goste muito das novidades implementadas pelo mestre como assistir às aulas ao ar livre e arrancar dos livros didáticos as páginas consideradas inúteis ou prepotentes as medidas não agradam à direção da escola, que as proíbe. O filme contrapõe o desejo de liberdade e a alegria de viver aos rígidos códigos de conduta que regem as instituições educacionais mais arcaicas.
Como você descreveria o processo de aprendizagem desses alunos a partir da chegada do professor Keating? Justifique sua resposta.
4. A escola mostrada no filme era a de uma instituição tradicional, com metodologia tradicional arcaica, esfacela, com professores tradicionais, desatualizados, incompreensíveis, acomodados, enfim, tartarugas. Mas como toda regra tem uma exceção , chega na escola o professor Keating¸ que usando de criatividade determinação, competência, honestidade e valorização da experiências anteriores a escola, começa a instigar os alunos da escola para que percebam – se sujeitos de sua aprendizagem e não apenas objeto. A metodologia utilizada por Keating foi muito questionada pelos outros professores. Após Keating haver terminado a sua aula na pátio da escola, um dos professores o elogiou dizendo que a aula havia sido muito boa, no entanto, ele teria problemas mais a frente, uma vez que estava ensinando aos alunos coisas que poderia fazer com eles se revoltassem contra o próprio professor. Mas mostrando serenidade, humilde e sabendo de suas limitações, Keating responde que não deseja formar artistas, mas livres pensadores
a-Explique o trecho do texto que está em negrito.
b-Que tipo de aprendizagem podemos citar na nossa prática pedagógica que faça o aluno ser sujeito de sua própria aprendizagem?
5.O filme é recheado de sensibilidade. Vemos claramente no filme a luta de Neil que deseja ser ator e foi tolhido pela família o que o faz tirar a própria vida, pois, até aquele momento, segundo o que deixará escrito: “não havia aprendido a viver”.
Percebemos na atitude de Neil como os nossos alunos e nós mesmos nos sentimos quando somos privados de fazermos aquilo que realmente gostamos de fazer. Muitas vezes, diferente de Neil, não tomamos uma decisão trágica de forma imediata, mas , passamos a vida toda tentando compensar as nossas angustias e decepções. 
De que forma o professor poderá trabalhar a auto-estima do aluno e também a interação família x escola? 
6.No filme a importância da arte na vida das pessoas é bastante destacada. Através dela Keating, conseguir despertar a sensibilidade que repousava dentro de cada um. Fez – os perceber que não somos apenas razão, mas também sentimentos e que a vida precisa ser vivida intensamente, aproveitando um dia de cada vez (Carpem Diem).
Através da arte, Keating os fez expressar – ri , porque o riso faz bem a saúde e a própria vida. Os fez perceber que todos nós somos capazes de dá grandes contribuições para a humanidade, pois cada um de nós é importante.
Quais as etapas do processo de aprendizagem que você destaca no filme? Fale sobre elas.
7. Qual a diferença entre o professor do filme  e os grandes idealizadores do ensino de hoje? Por quê?
8.Os alunos de Keating ao tomarem conhecimento da história e dos mistérios que envolviam a Sociedade dos poetas mortos, desejaram conhecer um pouco mais sobre o assunto. Aprenderam vivendo profundamente “a essência da vida” que palavras e idéia podem mudar o mundo. E é exatamente o que nós esquecemos muitas vezes. Que as nossas palavras tem poder e que podem mudar o mundo para melhor ou para pior, mas mudam ainda que seja apenas o mundo do nosso aluno e por isso somos responsáveis.
Que característica/s da aprendizagem está presente nessa afirmação acima ? Justifique sua resposta.

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