Partilhando...

Compartilho as postagens desse blog com todos os educadores que amam a sua profissão, com educandos, pais, mães, enfim com todos os protagonistas do processo educativo que direta ou indiretamente participam da Arte de Educar.

Esse blog tem como foco a partilha de experiências. Acredito que poderemos democratizar saberes e ampliar nossos conhecimentos a partir da postagem de vivências realizadas na área educacional. Aqui você encontra dinâmicas, cine fórum, atividades... Olhe sempre os arquivos!

quarta-feira, 27 de julho de 2011

CINE FÓRUM 13 - O ÓLEO DE LORENZO

Olá pessoal
O filme "O Óleo de Lorenzo" utiliza o cinema para contextualizar o ensino de genética e discutir a onstrução do conhecimento científico. Foi trabalhado na disciplina  METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Um abraço, Zelma.



 
FICHA TÉCNICA                          
Título Original: Lorenzo's Oil
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 135 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1992
Estúdio: Universal Pictures
Distribuição: Universal Pictures / UIP

Direção: George Miller

Roteiro: George Miller e Nick Enright
Produção: George Miller e Doug Mitchell
Fotografia: John Seale
Desenho de Produção: Kristi Zea
Direção de Arte: Dennis Bradford e Jamie Leonard
Figurino: Colleen Atwood
Edição: Marcus D'Arcy e Richard Fran
cis-Bruce

SINOPSE
Um garoto levava uma vida normal até que, quando tinha seis anos, estranhas coisas aconteceram, pois ele passou a ter diversos problemas de ordem mental que foram diagnosticados como ALD, uma doença extremamente rara que provoca uma incurável degeneração no cérebro, levando o paciente à morte em no máximo dois anos. Os pais do menino ficam frustrados com o fracasso dos médicos e a falta de medicamento para uma doença desta natureza. Assim, começam a estudar e a pesquisar sozinhos, na esperança de descobrir algo que possa deter o avanço da doença.

Após assistir ao filme, responda:

1. O filme transmite várias imagens da ciência e do cientista. Quais são?
2. Essas imagens reforçam as idéias do leigo acerca da ciência e do cientista? Justifique.
3. No filme vemos um caso de pesquisa experimental que veio passando por diversos procedimentos em  busca da cura da doença. Esses procedimentos foram experimentados porque os pesquisadores tinham algumas hipóteses sobre a possível causa da doença. Relate cada uma dessas fases da pesquisa até a chegada de uma hipótese mais provável e ao resultado satisfatório para a época.
4.Imagine-se um dos pesquisadores dessa síndrome. Você está buscando formas de prevenção ou de cura, tendo como base os conhecimentos de genética, tecnologia do DNA, células troncos, vacinas, etc. Pense numa pesquisa que use algum desses conhecimentos. A seguir, dê o que se pede:
- O seu problema de pesquisa
- Os objetivos
- A metodologia que será utilizada
- Explicite as hipóteses de sua pesquisa

Um comentário: