Partilhando...

Compartilho as postagens desse blog com todos os educadores que amam a sua profissão, com educandos, pais, mães, enfim com todos os protagonistas do processo educativo que direta ou indiretamente participam da Arte de Educar.

Esse blog tem como foco a partilha de experiências. Acredito que poderemos democratizar saberes e ampliar nossos conhecimentos a partir da postagem de vivências realizadas na área educacional. Aqui você encontra dinâmicas, cine fórum, atividades... Olhe sempre os arquivos!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

ATIVIDADE - VÍDEO METODOLOGIA OU TECNOLOGIA


Olá pessoal
Quando ministrei FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO trabalhei com esse texto  e vídeo. Foi bem interessante e proveitoso o debate.
Um abraço,  Zelma.

“PROFESSOR NADA MAIS É SENÃO AQUILO QUE A SI MESMO SE FAZ": JEAN-PAUL SARTREANDO POR AÍ!

Se a concepção precede a ação (a lógica da razão pura assim designa ou o bom senso assim determina!) não se pode imaginar que um ser racional como  é o homem, possa desenvolver práticas distanciadas da reflexão.
Pensar-fazer, teoria-prática, aprender a aprender. Hoje a criança ainda com um ano de vida já vai para a escola enfrentar a sua primeira modalidade de ensino, que é a Educação Infantil. Na creche fica até os três anos e a seguir adentra a pré-escola, ficando por lá dos 4 aos 5 anos, passando então para a primeira etapa do Ensino Fundamental, que é do 1º ao 5º ano escolar (dos 6 aos 10 anos de idade) e daí para a segunda etapa, que compreende do 6º ao 9º ano (dos 11 aos 14 anos, de pura efervescência hormonal).
Próxima escalada: Ensino Médio. Etapas de ensino e de vida um tanto quanto confusas. Pura abstração no campo da cognição, assim como a cognição é pura abstração para essa galerinha. Fase de crescimento, de transformações, de embate, debate, combate, "abate" (olha a efervescência hormonal, a ebulição de gametas, gametas em ebulição... masturbação... ação... beijos na boca....cabeça oca... de responsabilidades!)
Pensar-fazer, teoria-prática, aprender a aprender... passa-se, mais ou menos, vinte anos preso à uma "grade" curricular, sob o discurso da inserção nas categorias que iniciam esse e o 2º parágrafo, propositalmente repetido, tendo-se como primazia uma pseudo-formação técnica em detrimento da humana. Prepara-se o aluno para tudo na escola, menos para o aprimoramento do ser humano. _ "Valores devem ser ensinados em casa", diria-me algum incauto. Mas como, se cada vez mais cedo e por mais tempo, a criança é incerta - e incerta fica da educação dos pais- na escola-mãe e se ausenta sobremaneira da mãe-escola, que, em função das exigências do mundo moderno, não tem tempo para se sentar um minuto sequer para saber sobre o dia na escola.
Não é de hoje que se clama por uma escola de formação integral, que se aproxime da noção de politécnica no sentido de permear todo o processo de formação escolar, visando propiciar aos alunos bases para compreender a realidade, assimilar o conhecimento científico e transformar a natureza e a sociedade. Foi difícil "ontem" com quem, hoje, está formado e em sala de aula, tentando ajudar na formação de outros. Não se pode dar o que não se tem. Não se pode pretender uma ação, se não a concebemos primeiro.
No mundo globalizado as novas tecnologias são fundamentais. O professor hoje deve estar aferrado a uma nova  perspectiva de educação... ferramentas novas... ações extremamente modernas... interdisciplinaridade... currículo integrado... projetos... pesquisas...
Ousamos encerrar esse texto com um vídeo, que, acreditamos, representa a essência do que nos propusemos aqui... tomara!

http://chicomattos.spaceblog.com.br/116692/O-PROFESSOR-NADA-MAIS-E-SENAO-AQUILO-QUE-A-SI-MESMO-SE-FAZ-JEAN-PAULSARTREANDO-POR-AI/?nextmonth=1&month=05&year=2011


APÓS A LEITURA DO TEXTO ACIMA E ASSISTIR  AO  VÍDEO, “METODOLOGIA OU TECNOLOGIA”,  RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES :
1. A postura do gestor apresentada no vídeo confirma o aparelho ideológico do Estado? Por quê?
2. Segundo DEMO, “antes do aluno, é necessário que o professor se enriqueça politicamente, para então, incentivar aquele para a sua conquista no campo da educação”. Como você analisa a postura da professora no vídeo assistido? Por quê?
3. O autor do texto afirma; “Num mundo globalizado as novas tecnologias são fundamentais”.
a -Nossas escolas estão preparadas para esse avanço tecnológico no tocante aos recursos humanos e materiais. Por quê?
b – Que ideologia está subjacente a essa cultura digital inserida em nossas escolas? Por quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário