Olá pessoal
Esse filme aborda questões como a luta pelos direitos democráticos, a discriminação contra negros e pobres, o desrespeito, a lavagem de dinheiro, a corrupção, dentre outros. Sendo assim, este é um excelente filme para ser trabalhado em sala de aula nas disciplinas de didática, gestão empresarial e sociologia, possibilitará o desenvolvimento crítico e reflexivo dos alunos.
Um abraço, Zelma.
FICHA TÉCNICA
Título original: (Quanto Vale ou é por Quilo?)
Lançamento: 2005 (Brasil)
Direção: Sérgio Bianchi
Atores: Ana Carbatti, Cláudia Mello, Myriam Pires, Leona Cavalli.
Duração: 104 min
Gênero: Drama
SINOPSE
Filme de ficção baseado num conto de Machado de Assis.
O filme traça um paralelo entre a vida no período da escravidão e a sociedade brasileira contemporânea, focalizando as semelhanças existentes no contexto social e econômico das duas épocas. Com muitos atores afro-brasileiros, a ação se desenrola nesses dois períodos históricos ao mesmo tempo.
Quanto vale ou é por quilo? utiliza linguagens variadas para contar essa história. Entre elas, trechos de documentários e pequenos contos de enredo, baseados em crônicas de Nireu Cavalcante, extraídas de autos do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro. Apesar de ser um filme de ficção, a escravatura é mostrada como está descrita nesses documentos, e em outros escritos históricos da época.
Ao traçar esse paralelo entre o século XIX e o tempo atual, o filme questiona até que ponto a estrutura da sociedade brasileira realmente mudou da época colonial até hoje.
O filme traça um paralelo entre a vida no período da escravidão e a sociedade brasileira contemporânea, focalizando as semelhanças existentes no contexto social e econômico das duas épocas. Com muitos atores afro-brasileiros, a ação se desenrola nesses dois períodos históricos ao mesmo tempo.
Quanto vale ou é por quilo? utiliza linguagens variadas para contar essa história. Entre elas, trechos de documentários e pequenos contos de enredo, baseados em crônicas de Nireu Cavalcante, extraídas de autos do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro. Apesar de ser um filme de ficção, a escravatura é mostrada como está descrita nesses documentos, e em outros escritos históricos da época.
Ao traçar esse paralelo entre o século XIX e o tempo atual, o filme questiona até que ponto a estrutura da sociedade brasileira realmente mudou da época colonial até hoje.
Após assistir ao filme, responda as questões:
a)O filme aponta de que maneira a conservação do modelo social vigente é de interesse de uma determinada classe? Justifique sua resposta.
b)Como a escola pública reproduz este modelo?
c)Quais são as possibilidades da escola pública superá-lo?
d)Qual é o espaço de atuação do pedagogo “unitário” na escola diante das contradições sociais existentes e explicitadas no filme?
e)O Artigo II da LDB (9394/96) coloca como um dos princípios e ideais da educação a solidariedade humana. Considerando o recorte do filme, aponte como programas e parcerias se concretizam no interior das escolas e com qual intenção.
f)A partir da questão anterior, responda: Qual o papel do pedagogo nesse contexto?
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