Olá pessoal
Esse filme foi trabalhado na disciplina DIDÁTICA E METODOLOGIA APLICADA AO ENSINO FUNDAMENTAL explorando não apenas o conhecimento do ponto de vista acadêmico, mas também ético e filosófico, pois o que realmente vale é saber que passamos a fazer parte da história de vida dos nossos alunos e que os auxiliamos na obtenção do seu sucesso pessoal e profissional.
Um abraço, Zelma.
País/Ano de Produção: EUA, 2002
Duração/Gênero: 109 min., Drama
Direção: Michael Hoffman
Roteiro: Ethan Canin e Neil Tolkin
Elenco: Kevin Kline,Emily Hirsch,Embeth Davidtz,Rob Morrow,Edward Hermann,Harris Yulin,Paul Dano,Rishi Mctha,Jesse Eisenberg,Gabriel Millman.
SINOPSE
William Hundert (Kevin Kline) é um professor da St. Benedict's, uma escola preparatória para rapazes muito exclusiva que recebe como alunos a nata da sociedade americana. Lá Hundert dá lições de moral para serem aprendidas, através do estudo de filósofos gregos e romanos. Hundert está apaixonado por falar para os seus alunos que "o caráter de um homem é o seu destino" e se esforça para impressioná-los sobre a importância de uma atitude correta. Repentinamente algo perturba esta rotina com a chegada de Sedgewick Bell (Emile Hirsch), o filho de um influente senador. Sedgewick entra em choque com as posições de Hundert, que questiona a importância daquilo que é ensinado. Mas, apesar desta rebeldia, Hundert considera Sedgewick bem inteligente e acha que pode colocá-lo no caminho certo, chegando mesmo a colocá-lo na final do Senhor Julio Cesar, um concurso sobre Roma Antiga. Mas Sedgewick trai esta confiança arrumando um jeito de trapacear
Após assistir ao filme, responda:
1.Será possível aos professores através de suas atitudes modificar o futuro dos alunos? Por quê?
2.Até que ponto o convívio diário com os professores pode influenciar o caráter e as atitudes dos alunos?
3.O individualismo e a busca da vitória a qualquer preço são ensinamentos que devem continuar fazendo parte das lições trabalhadas na escola? Por quê?
4.Os professores deve continuar acreditando e investindo na recuperação de seus alunos, seja na formação ética ou acadêmica? Justifique sua resposta.
5.Será que o idealismo muitas vezes não chega a cegar os professores em seus julgamentos e procedimentos em relação aos seus alunos? Por quê?
6."Ninguém nasce feito. Vamos nos fazendo aos poucos, na prática social que tomamos parte"(Paulo Freire).Como você compreende e relaciona essa frase com as situações vivenciadas no filme?
7.Você concorda que "A escola educa, mas não muda o caráter das pessoas"? Por quê?
8.Destaque uma cena do filme na qual Hundert mostra sua autoridade como professor.
9.esse filme contribuiu em quê para a sua formação docente.
10.Liste uma atitude dos alunos em relação ao professor Hundert, colocando ao lado como você procederia se o professor fosse você.
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