Partilhando...

Compartilho as postagens desse blog com todos os educadores que amam a sua profissão, com educandos, pais, mães, enfim com todos os protagonistas do processo educativo que direta ou indiretamente participam da Arte de Educar.

Esse blog tem como foco a partilha de experiências. Acredito que poderemos democratizar saberes e ampliar nossos conhecimentos a partir da postagem de vivências realizadas na área educacional. Aqui você encontra dinâmicas, cine fórum, atividades... Olhe sempre os arquivos!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

DINÂMICA: ABRIGO SUBTERRÂNEO

Olá pessoal
Essa dinâmica recebi de uma amiga (que não enviou o autor da dinâmica) e a utilizei com meus alunos na disciplina GESTÃO EDUCACIONAL E EMPRESARIAL. Foi excelente a discussão abordando questões relativas ao tema gestão de pessoas.
Um abraço, Zelma.

Dinâmica : Abrigo Subterrâneo

Aplicação:
Negociação e gestão de conflitos
Poder de persuasão e influência
Resolução de problemas e tomada de decisão
Respeito e Valores Pessoais

Objetivos:
Refletir sobre a influência de nossos conceitos, valores e como agimos diante de uma decisão de muitos riscos. Avaliar o grau de liderança, a forma de persuadir ou intervir no grupo, bem como a flexibilidade, a capacidade criativa e o saber ouvir.

Nº de Participantes:
até 25 participantes

Material:
Cópia do texto Abrigo Subterrâneo para cada participante.

Desenrolar:
Peça ao grupo que se divida (em até cinco pessoas), distribua o texto e solicite que as pessoas façam a escolha o mais acertadamente possível. Lembre que é consenso grupal. Portanto, terão um tempo de aproximadamente 15 minutos para a escolha.
Durante o trabalho, observe as colocações, preconceitos, valores e a forma com que os participantes defendem seu ponto de vista.
Deverão ser debatidos e defendidos os motivos que levaram a fazer as escolhas.

Fechamento
Ao término, pergunte ao grupo como se sentiram e quais as coisas de que tiveram de abrir mão.
Se esta dinâmica tiver o objetivo de seleção, poderá ver as características de liderança, comunicação, flexibilidade, valores pessoais e outros aspectos relevantes à característica da possível chefia. Caso seja aplicada em treinamento, observar também como conduzir e influenciar o grupo.

 Texto
 

ABRIGO SUBTERRÂNEO

Imaginem que nossa cidade está sob ameaça de um bombardeio. Aproxima-se um homem e lhes solicita uma decisão imediata. Existe um abrigo subterrâneo que só pode acomodar seis pessoas. Mas 12 pretendem entrar.Abaixo, há uma relação das 12 pessoas interessadas a entrar no abrigo. Faça sua escolha, destacando apenas seis delas:

( ) Um violinista, com 40 anos, narcótico viciado
( ) Um advogado, com 25 anos, HIV +.
( ) a mulher do advogado, com 24 anos, que acaba de sair do manicômio. Ambos preferem ou ficar juntos no abrigo, ou fora dele.
( ) Um sacerdote com 75 anos
( ) Uma prostituta, com 34 anos.
( ) Um ateu com 20 anos, autor de vários assassinatos.
( ) Uma universitária que fez voto de castidade
( ) Um físico, 28 anos, que só aceita entrar no abrigo se puder levar consigo uma arma.
( ) Um declamador fanático, com 21 anos.
( ) Uma menina de 12 anos, e baixo Q.I.
( ) Um homossexual, com 47 anos.
( ) Um excepcional, com 32 anos, que sofre de ataques epilépticos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário