Olá pessoal
Todos aqueles que trabalham na área de educação deveriam assistir esse belissímo filme e fazer algumas reflexões sobre a capacidade de cada educador conseguir, nos momentos de crise, superar as adversidades surgidas em sala de aula, através da iniciativa de utilizar os recursos e aplicação de estratégias úteis no desenvolvimento educacional dos seus alunos. As questões elaboradas estão relacionadas a disciplina de AVALIAÇÃO EDUCACIONAL.
Um abraço, Zelma.
FICHA TÉCNICA
País/Ano de produção: EUA, 2003
Duração/Gênero: 125 min., Drama
Direção de Mike Newell
Roteiro de Lawrence Konner e Mark Rosenthal
Elenco: Julia Roberts, Kirsten Dunst, Julia Stiles, Maggie Gyllenhaal, Marcia Gay Harden, John Slattery, Juliet Stevenson, Dominic West, Ginnifer Goodwin.
Duração/Gênero: 125 min., Drama
Direção de Mike Newell
Roteiro de Lawrence Konner e Mark Rosenthal
Elenco: Julia Roberts, Kirsten Dunst, Julia Stiles, Maggie Gyllenhaal, Marcia Gay Harden, John Slattery, Juliet Stevenson, Dominic West, Ginnifer Goodwin.
SINOPSE
Katharine Watson (Julia Roberts) é uma recém-graduada professora que consegue emprego no conceituado colégio Wellesley, para lecionar aulas de História da Arte. Incomodada com o conservadorismo da sociedade e do próprio colégio em que trabalha, Katharine decide lutar contra estas normas e acaba inspirando suas alunas a enfrentarem os desafios da vida.
Após assistir ao filme reflita e responda as questões, abaixo:
1. Há qualidades notáveis na jovem professora Katherine Watson (Julia Roberts) que podem servir de inspiração para nosso trabalho em sala de aula. Entre as principais poderíamos destacar a capacidade de superação em momentos de grande adversidade . Qual foi esse momento?
2. A paixão pelo seu trabalho ou ainda por utilizar recursos e estratégias diferenciadas destaca a criatividade na ação pedagógica desenvolvida pela professora. O que a criatividade tem a ver com a avaliação? Por quê?
3.Uma outra possibilidade de trabalho interessante com esse filme (“O Sorriso de Mona Lisa”) seria a comparação entre ele e a obra do diretor Peter Weir (“Sociedade dos Poetas Mortos”). Com isso poderíamos perceber atitudes e ações como a ironia e a hipocrisia em diferentes momentos assim como a criatividade e a capacidade de superação em outros. Esses aspectos podem ser importantes para o fomento de debates sobre aparências e realidades, sonhos e frustrações, poder e fraqueza na relação professor x aluno x avaliação? Por quê?
Nenhum comentário:
Postar um comentário