Partilhando...

Compartilho as postagens desse blog com todos os educadores que amam a sua profissão, com educandos, pais, mães, enfim com todos os protagonistas do processo educativo que direta ou indiretamente participam da Arte de Educar.

Esse blog tem como foco a partilha de experiências. Acredito que poderemos democratizar saberes e ampliar nossos conhecimentos a partir da postagem de vivências realizadas na área educacional. Aqui você encontra dinâmicas, cine fórum, atividades... Olhe sempre os arquivos!

sexta-feira, 15 de julho de 2011

CINE FÓRUM 1 - TEMPOS MODERNOS

Olá pessoal
O cine fórum é uma experiência bastante interessante para você trabalhar  conteúdos / temas em suas aulas, pois mais do que apenas entretenimento a sétima arte pode ser o início de profundas reflexões e inúmeras aprendizagens.
Em minhas aulas, no curso de pedagogia, já utilizei muito desse recurso e quero compartilhar com vocês algumas dessas atividades .

DISCIPLINA - EDUCAÇÂO E TRABALHO

FICHA TÈCNICA
Direção de Charles Chaplin. Estados Unidos, 1936, 87 minutos.
SINOPSE
O filme focaliza a vida urbana nos Estados Unidos dos anos 30, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão leva grande parte da população ao desemprego e à fome. Trata-se de uma crítica à “modernidade” e à sociedade industrial, caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho.
O filme, mostra a vida de um operário da linha de montagem em uma fábrica. A jornada de trabalho é repetitiva, exaustiva e aumentada progressivamente pelo patrão. A intensidade do movimento das máquinas é tanta, que o personagem é engolido pelas engrenagens e, como se não bastasse, é confundido com um líder trabalhista e vai parar na cadeia.
Com muito humor, Chaplin mostra o drama do desemprego, a exploração da força de trabalho, o antagonismo entre capital e trabalho e o movimento sindical.

Após assistir ao filme, responda às questões, abaixo:

1. Como é retratada a classe trabalhadora no filme?
2. O homem ainda é o dominador ou será que as máquinas já estão em processo de igualdade? Por quê?
3. Qual sistema de trabalho é caracterizado e criticado no filme? Justifique sua resposta.
4 Liste,no processo de industrialização, as vantagens e desvantagens percebidas por vocês,no mundo atual.
5.Nas relações de trabalho no sistema capitalista o que mudou e o que permanece até os dias atuais? Por quê?
6. Como você elencaria as novas competências exigidas dos trabalhadores no limiar do século XXI? Por quê?
7 De que forma o “modelo rígido de produção” retratado no filme se refletiu na organização da escola?
8.Quais as conseqüências deste ‘modelo rígido de produção”  nas práticas escolares de hoje? 
9. Qual a influência deste modelo fabril de produção na formação e atuação do pedagogo?
10.Qual seria o papel do pedagogo hoje, pensando numa possível superação da fragmentação do trabalho pedagógico, sem tornar-se o profissional “multitarefa”? Por quê?

Brevemente postarei outras atividades.
Um abraço, Zelma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário