Partilhando...

Compartilho as postagens desse blog com todos os educadores que amam a sua profissão, com educandos, pais, mães, enfim com todos os protagonistas do processo educativo que direta ou indiretamente participam da Arte de Educar.

Esse blog tem como foco a partilha de experiências. Acredito que poderemos democratizar saberes e ampliar nossos conhecimentos a partir da postagem de vivências realizadas na área educacional. Aqui você encontra dinâmicas, cine fórum, atividades... Olhe sempre os arquivos!

terça-feira, 26 de julho de 2011

CINE FÓRUM 10 - SARAFINA


Olá pessoal
Esse é um filme que pode ser trabalhado ao explorar o conteúdo  CURRÍCULO ESCOLAR.
Um abraço, Zelma.



FICHA TÉCNICA
Argumento de William Nicholson e Nbongeni Ngema
Realizador: Darrel James  Roudt
Interpretes: Whoopi Goldberg (Mary Masambuko), Leleti Khumalo (Sarafina)
Produtor: Anant Singh
música e letra: Mbongeni Ngema com arranjos adicionais de Hugh Masekela
Coreografia: Michael Peters
Duração: 96 min.

SINOPSE
Em pleno Apartheid, numa escola de Soweto, em que o exército patrulha de armas e as crianças gritam "Libertem Mandela", uma professora ensina história de uma forma censurável fugindo ao currículo aprovado pelo regime. 
            Sarafina é uma aluna negra, que relata a história sobre a forma de uma carta dirigida a Nelson Mandela e que, como tantos outros adolescentes, se sente revoltada face às injustiças do sistema. Um sistema que as incentiva a estudar para terem uma hipótese de vida mas que nunca lhes explica declaradamente que nunca terão uma hipótese de igualdade social.
           Mandela não é a única fonte de inspiração para Sarafina. Em sua luta contra o apartheid, ela também vê em sua professora Mary Massammbuko (Whoopi Goldberg) um exemplo a ser seguindo. Massambuko é uma mulher indignada com a submissão de seus colegas professores que não se opõem ao ensino controlado pelo sistema apartheid, baseado na história dos grupos de brancos que estão no poder. Ela começa a destacar em suas aulas de história, a realidade social de seus alunos. É uma professora de coragem ao permitir que a sua turma de jovens, ansiosos por conhecer a si mesmo e ao seu país, visualize uma história muito diferente da história sobre o povo sul africano do currículo oficial, a fim de desnaturalizar aquele conteúdo escolar obrigatório, que tem os brancos como protagonistas e negros como meros coadjuvantes.

Após assistir ao filme, responda as questóes:

 a)   Qual é a concepção de currículo expressa no filme?
 b)   Na abordagem do conteúdo feita pela professora, existe intencionalidade? Qual?
 c)   De acordo com o filme e com as respostas das questões anteriores, qual a função social da escola vinculada a um projeto de sociedade.
 d)  Qual é o papel do pedagogo na articulação com o professor diante da intencionalidade expressa no currículo?
 e)  De que maneira o cinema, ao mostrar os conflitos sociais gerados pelas leis raciais impostas à África do Sul (1911-1991), pode contribuir para formar professores mais preparados e capazes de lidar com um currículo que inclua o preconceito racial em sala de aula?


Nenhum comentário:

Postar um comentário