Olá pessoal
O documentário "Ilha das Flores" de Jorge Furtado apresenta inúmeras possibilidades de trabalho em sala de aula.Já utilizei esse documetário na disciplina MOVIMENTOS SOCIAIS E MULTICULTURALISMO e também, com os adolescentes do PROJOVEM dentro do Tema JUVENTUDE DIREITOS HUMANOS E SOCIAIS. O importante é você usar sua criatividade de acordo com o planejamento da disciplina que for ministrar.
O documentário "Ilha das Flores" de Jorge Furtado apresenta inúmeras possibilidades de trabalho em sala de aula.Já utilizei esse documetário na disciplina MOVIMENTOS SOCIAIS E MULTICULTURALISMO e também, com os adolescentes do PROJOVEM dentro do Tema JUVENTUDE DIREITOS HUMANOS E SOCIAIS. O importante é você usar sua criatividade de acordo com o planejamento da disciplina que for ministrar.
Um abraço, Zelma.
FICHA TÉCNICA
País/Ano de produção:- Brasil, 1989
Duração/Gênero:- 13 min., documentário
Disponível em vídeo
Elenco:- Ciça Reckziegel, Gozei Kitajima, Takehijo Suzuki.
Narração de Paulo José
SINOPSE
A miséria é o tópico central do premiadíssimo trabalho do diretor Jorge Furtado. A utilização de um título que contradiz a trama foi uma das ótimas idéias apresentadas nesse documentário.
Um tomate é plantado, colhido, transportado e vendido num supermercado, mas apodrece e acaba no lixo. Acaba? Não. ILHA DAS FLORES segue-o até seu verdadeiro final, entre animais, lixo, mulheres e crianças. E então fica clara a diferença que existe entre tomates, porcos e seres humanos.
O Sr. Suzuki, japonês, plantador de tomates, atuando na região de Porto Alegre, despacha seus produtos através de uma Kombi para os supermercados da região metropolitana da capital gaúcha.
Dona Anete, brasileira, vendedora de perfumes, percorre a cidade em busca de
pessoas interessadas em adquirir suas mercadorias. Das vendas auferidas e, retirando-se os custos para a aquisição do produto, surge o lucro. Com o lucro, Dona Anete vai a um supermercado de Porto Alegre e compra tomates e carne de porco.
A carne de porco e os tomates são os ingredientes principais na refeição que está sendo preparada por Dona Anete para sua família. Entre os tomates comprados por Dona Anete havia um considerado impróprio para o consumo humano (de acordo com o parecer da personagem). Esse produto deteriorado foi atirado no lixo.
Como acontece todos os dias em várias grandes cidades do Brasil e do mundo, o lixo foi recolhido e enviado para depósitos, localizados a margem das metrópoles. O que é identificado como lixo orgânico é separado e utilizado como alimento para os porcos de um dos criadores estabelecidos num dos lixões de Porto Alegre, ironicamente chamado de "Ilha das Flores".
O problema é que, depois da coleta seletiva, que indicou o que poderia ser aproveitado pelos suínos, outros seres humanos (que como os anteriores também são dotados de tele-encéfalo superior e polegar opositor) passam a disputar as sobras do lixão de Ilha das Flores...
O mais importante, porém é que "Ilha das Flores" coloca em pauta a discussão acerca da pobreza, da fome e da exclusão social. Levando-se em conta que foi produzido em 1989, dá para perceber que as coisas não mudaram muito entre o Brasil daquela época e o de hoje...
TRABALHANDO INTERDISCIPLINARIDADE COM O VÍDEO “ILHA DAS FLORES”
É possível e oportuno para a Geografia realizar no contexto da escola, trabalho interdisciplinar, particularmente com discussão sobre o vídeo “Ilha das flores”.
Com Química e Biologia, pode-se trabalhar conjuntamente sobre a questão do lixo urbano e os problemas de saúde decorrentes da falta de saneamento básico. Com História, Sociologia e Filosofia (nas escolas onde as duas últimas são contempladas), é possível uma discussão sobre trabalho, mercadoria, alienação, classes sociais, propriedade privada, etc. A forma de construção do vídeo (montagem), valendo-se de diversos recursos da linguagem cinematográfica: colagem de fotos, recortes de jornais, desenhos, figuras, gráficos, cenas filmadas e o conteúdo (narrativa) podem ser explorados pela área de Comunicação e Expressão, suscitando um trabalho fecundo. Lembramos que o vídeo traz a música O Guarani, de Carlos Gomes, e um texto de Cecília Meireles sobre liberdade, extraído de Romanceiro da Inconfidência.
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO/PROBLEMÁTICAS PARA O DEBATE
1- Estabelecer ligação entre o Sr. Suzuki, o supermercado e a família de dona Anete.
Sugestão: Mostrar que tudo se encontra interligado, embora estejam sendo produzidos e circulando em espaços diferentes e distantes.
2- Dentro do processo produtivo apresentado pelo filme, o “tomate” assume papel de alimento ou de mercadoria? Justificar.
Sugestão: No modo de produção capitalista o alimento torna-se também mercadoria e só pode ser adquirido mediante a compra ou, então, nas condições em que se encontram os seres humanos da Ilha das Flores.
3- A cena apresentada onde o homem consome os produtos recusados pelos porcos pode ser considerada como uma situação (fenômeno social) de racionalidade ou de irracionalidade? Justificar.
Sugestão: Discutir que a aparente irracionalidade dos atos mostrados é fruto das relações racionais estabelecidas pela lógica da sociedade na qual se encontram inseridas.
4- No percurso realizado pelo tomate, desde o lixo até o consumo dos porcos, é possível identificar a busca pelo lucro? Justificar.
Sugestão: Perceber que os produtos considerados como lixo podem estar sendo utilizados como fonte de renda ou mesmo proporcionando lucros.O lixeiro, ao recolher o lixo, já vislumbrou a possibilidade de obter um ganho extra, caso encontrasse ali material orgânico para ser vendido ao criador de porcos. O criador de porcos, ao comprar o lixo, adquiriu alimentos baratos para seus porcos, reduzindo despesas com a intenção de aumentar os lucros quando os animais forem vendidos.
5- Por que e para que produzimos?
Sugestão: Discutir a idéia de que, se o objetivo da produção de riquezas fosse apenas voltado para as necessidades das pessoas, certamente não haveria por que existir a “Ilha das Flores”.
6- “Recordar é viver!”
Sugestão: Abordar o motivo que levou o autor a destacar tal frase. Traçar um paralelo em relação ao consumo de bens considerados supérfluos.
7- Quais os papéis sociais representados pelos habitantes da Ilha das Flores, pelo Sr. Suzuki e a família de dona Anete?
Sugestão: Mostrar os diferentes papéis desempenhados por cada membro da sociedade dentro do processo produtivo.
CINE FÓRUM
1- Numa época marcada por um profundo estímulo a solidariedade por parte de várias ONGs e pelo propósito governamental de extirpar a fome (e atingir em cheio a miséria) em nosso país, que tal entender um pouco mais sobre os mecanismos que produzem as desigualdades sociais? Portanto:
– Cite os bairros mais pobres de sua cidade
– Fale sobre as pessoas que vivem nessas localidades
– O que as autoridades locais tem feito para reverter essa realidade ?
2- Como poderíamos organizar grupos de solidariedade e apoio que visitem as comunidades, promovam movimentos de doação de alimentos, levem esses produtos até as pessoas necessitadas? Apresentem sugestões.
3- O Aquecimento global, catástrofes são palavras que vêm assombrando as pessoas e ameaçando nosso futuro, bem próximo, diga-se de passagem. As ações ainda estão muito no nível da discussão, pouco se tem feito para reverter à falta de esperança no amanhã.
Vivemos a era do conhecimento ao mesmo tempo em que da ignorância, da riqueza e da miséria desmedida. Cenários contrastantes, de um lado uma geração sendo “consumida” pelo consumismo, de outro, moradores como os que habitam a Ilha das Flores. O Ilha das Flores traz um fato verídico, pessoas comendo os restos dos porcos.
- Em nossa sociedade, quem são os porcos, quem anda comendo os restos?
- Quem são os excluídos em nossa sociedade? E, fundamentalmente, quem são os poucos incluídos e o que os diferencia?
4- Após todas as discussões produza um texto (pode ser em grupo) comparando a realidade da sua cidade com a do filme, explorando principalmente as questões ambientais vivenciadas no seu município.
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