Partilhando...

Compartilho as postagens desse blog com todos os educadores que amam a sua profissão, com educandos, pais, mães, enfim com todos os protagonistas do processo educativo que direta ou indiretamente participam da Arte de Educar.

Esse blog tem como foco a partilha de experiências. Acredito que poderemos democratizar saberes e ampliar nossos conhecimentos a partir da postagem de vivências realizadas na área educacional. Aqui você encontra dinâmicas, cine fórum, atividades... Olhe sempre os arquivos!

domingo, 17 de julho de 2011

TEXTO REFLEXIVO - PORTAS

São excelentes para abordarrmos várias questões em sala de aula. O texto "Portas" de Içami Tiba  trabalha a a auto motivação e estimula a critica nas escolhas para a vida. Exploramos esse texto  com os adolescentes do PROJOVEM de Gurjão-PB.

                  Portas - Içami Tiba

Se você abre uma porta, você pode ou não entrar

em uma nova sala.
Você pode não entrar e ficar observando a vida.
Mas se você vence a dúvida, o temor, e entra,
dá um grande passo: nesta sala vive-se!
Mas, também, tem um preço...

São inúmeras outras portas que você descobre.

Às vezes curte-se mil e uma.
O grande segredo é saber quando e qual porta
deve ser aberta.
A vida não é rigorosa, ela propicia erros e acertos.
Os erros podem ser transformados em acertos
quando com eles se aprende.

Não existe a segurança do acerto eterno.

A vida é generosa, a cada sala que se vive,
descobre-se tantas outras portas.
E a vida enriquece quem se arrisca
a abrir novas portas.
Ela privilegia quem descobre seus segredos
e generosamente oferece afortunadas portas.

Mas a vida também pode ser dura e severa.

Se você não ultrapassar a porta,
terá sempre a mesma porta pela frente.
É a repetição perante a criação, é a monotonia
monocromática perante a multiplicidade das cores,
é a estagnação da vida...

“Para a vida, as portas não são obstáculos

mas diferentes passagens!"

A partir da leitura  desse texto, responda:
 1.Para você o que são essas portas ?
2.O Projeto Projovem representa que porta na sua vida?
3.Como você tem aproveitado esse projeto para adquirir conhecimento?
4.Você acha que os/as adolescentes desse projeto colaboram em seu funcionamento? Como?
5.Você concorda que se fosse estabelecido mais limites na (in)disciplina dos alunos/as o projeto funcionava melhor , com mais qualidade? Por quê?
6. Explique a seguinte frase: “Para a vida, as portas não são obstáculos mas diferentes passagens!"
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário