Partilhando...

Compartilho as postagens desse blog com todos os educadores que amam a sua profissão, com educandos, pais, mães, enfim com todos os protagonistas do processo educativo que direta ou indiretamente participam da Arte de Educar.

Esse blog tem como foco a partilha de experiências. Acredito que poderemos democratizar saberes e ampliar nossos conhecimentos a partir da postagem de vivências realizadas na área educacional. Aqui você encontra dinâmicas, cine fórum, atividades... Olhe sempre os arquivos!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

CINE FÓRUM 4 - O GERMINAL E TEMPOS MODERNOS

Olá pessoal
Mais uma opção para vivência em sala de aula  através de FILMES. Essa experíência foi aplicada numa turma de pedagogia na disciplina Educação e Trabalho.
Um abraço, Zelma.

 FILMES(trechos)  - O Germinal  – Claude Berri
                                  -  Tempos modernos – Charles Chaplin

A invenção da máquina trouxe uma inovação nas relações entre patrão e empregado com o surgimento da locação de serviços e a locação de obra ou empreitada. O primeiro era um contrato pelo qual uma pessoa mediante remuneração presta serviços à outra; o segundo através de um contrato obrigava a pessoa executar uma obra à outra pessoa, também mediante remuneração. A locação de serviços é tida como a precursora da relação de emprego moderna, objeto do direito do trabalho. Com a revolução industrial dobrou a força de trabalho reduzindo a mão–de-obra já que para se obter os resultados esperados na produção, não era mais necessário um grande número de operários, ocorrendo protestos, rebeliões e até mesmo destruição de máquinas. Somente com o desenvolvimento do comércio é que as indústrias voltaram a contratar trabalhadores provocando o aparecimento do Direito do trabalho, por questões econômicas, políticas e jurídicas, no final do século XVIII, pois com as transformações sucedidas com a descoberta da máquina a vapor, a máquina de fiar, o tear mecânico, deixou de existir a escravidão, o trabalho servil e o corporativismo dando lugar ao trabalho assalariado, gerando outra forma de exploração pois o que detinham o poder aproveitavam-se das classes menos favorecidas pagando salários baixos, fazendo-os trabalhar além de suas forças, através de jornadas diárias excessivas, não se importando com suas condições de vida, dando origem a duas classes: a proletária e a capitalista.
De um lado, uma maioria oprimida, desprovida de qualquer amparo legal, vivendo na miséria, enquanto uma minoria detinha privilégios de uma vida confortável, impondo suas condições de trabalho, explorando mulheres e crianças, sem dar nenhuma proteção ao trabalhador em caso de acidentes, em trabalhos insalubres, etc.
Os trabalhadores começam então a se organizar e reivindicar melhores condições de trabalho e o fim dos abusos praticados pelos empregadores, influenciando a criação do Direito do Trabalho, não sem muita luta, pois houve repressão, prisões e mortes, até se conseguir um mínimo de respeito aos trabalhadores que apenas ansiavam viver com dignidade e poder oferecer à sua família um pouco de conforto que não tinham.

Após assistir os trechos dos filmes:“Germinal” – de Claude Berri, baseado no romance Émile  E. C. Antoine Zola e de “Tempos Modernos” de Charles Chaplin, responda as questões que se seguem:
      Ø  Qual(is) a semelhança(s) que você listaria da realidade vista nos filmes com os dias atuais em relação às condições de trabalho na sociedade atual?
Ø  Os trabalhadores hoje reivindicam seus direitos? Justifique sua resposta.
Ø  Houve mudanças no processo produtivo das empresas?
            Que mudanças ocorreram?
            Que benefícios trouxeram para o trabalhador?
Ø  Em relação à educação e trabalho como você definiria a situação dos trabalhadores do ensino brasileiro no tocante aos avanços conseguidos? Por quê?


Nenhum comentário:

Postar um comentário