Partilhando...

Compartilho as postagens desse blog com todos os educadores que amam a sua profissão, com educandos, pais, mães, enfim com todos os protagonistas do processo educativo que direta ou indiretamente participam da Arte de Educar.

Esse blog tem como foco a partilha de experiências. Acredito que poderemos democratizar saberes e ampliar nossos conhecimentos a partir da postagem de vivências realizadas na área educacional. Aqui você encontra dinâmicas, cine fórum, atividades... Olhe sempre os arquivos!

quarta-feira, 27 de julho de 2011

CINE FÓRUM 15 - O TRIUNFO


Olá pessoal
Esse filme  relata os desafios epistemológicos, sociais e estruturais da relação professor-aluno, mostrando que o professor deve incorporar na sua prática educativa, a consciência dos valores culturais de sua sociedade e região, não apenas ministrando conteúdos, mas buscando entender melhor o contexto cultural e situacional dos seus alunos.Foi trabalhado explorando questões relacionadas a AVALIAÇÃO EDUCACIONAL.
Um abraço, Zelma.

FICHA TÉCNICA

Título Original: The Ron Clark Story
Gênero: Drama
Ano de Lançamento: 2006
Tamanho: 315 Mb
Qualidade: DvdRip
Formato: Rmvb
Áudio: Inglês
Legenda: Português

SINOPSE
Matthew Perry é um jovem professor impaciente, porém talentoso, que deixa sua casa na zona rural da Carolina do Norte para se aventurar a dar aulas nas escolas de Nova York. Enquanto luta para manter seu otimismo ao se defrontar com um obstáculo após o outro, ele desistirá de tudo para retornar à sua casa  ou realizará sua ambição e transformará o futuro de alguns dos mais difíceis e vulneráveis garotos da cidade? 

Após assistir ao  filme reflita e responda as questões, abaixo:
a)  De acordo com o  filme, qual a concepção de avaliação da escola?
b)  Qual o sentido da avaliação e recuperação de estudos para o professor? Qual o papel dos  encaminhamentos metodológicos neste processo?
c)  Quais os critérios de avaliação utilizados pelo professor? O que foi avaliado?
d)  Um projeto de escola é, também, um projeto de sociedade. Em que medida, a concepção de educação explicitada no filme legitima a reprodução do modelo social vigente? Por quê?
  e)  De forma objetiva e clara o autor consegue transmitir suas idéias. A partir do ponto de vista que é revelada uma metodologia de bons resultados e que, de maneira correta, essa metodologia trabalha a perspectiva de vida dos alunos de forma humanizada. Essa postura docente ajuda no momento de avaliação? Por quê?
  f) Este filme s trata de assuntos essenciais para a elaboração de trabalhos práticos e didáticos em sala de aula, de forma satisfatória. Assim sendo, a sensibilidade demonstrada pelo professor facilita em quê na hora da elaboração e aplicação dos instrumentos avaliativos em sala de aula? Por quê?

CINE FÓRUM 14 - O SORRISO DE MONA LISA

Olá pessoal
Todos aqueles que trabalham na área de educação deveriam  assistir esse belissímo filme e fazer algumas reflexões sobre a capacidade de cada educador  conseguir, nos momentos de crise, superar as adversidades surgidas em sala de aula, através da iniciativa de utilizar os recursos e aplicação de estratégias úteis no desenvolvimento educacional dos seus alunos. As questões elaboradas estão relacionadas a disciplina de AVALIAÇÃO EDUCACIONAL.
Um abraço, Zelma.

FICHA TÉCNICA
País/Ano de produção: EUA, 2003
Duração/Gênero: 125 min., Drama
Direção de Mike Newell
Roteiro de Lawrence Konner e Mark Rosenthal
Elenco: Julia Roberts, Kirsten Dunst, Julia Stiles, Maggie Gyllenhaal, Marcia Gay Harden, John Slattery, Juliet Stevenson, Dominic West, Ginnifer Goodwin.

 SINOPSE
Katharine Watson (Julia Roberts) é uma recém-graduada professora que consegue emprego no conceituado colégio Wellesley, para lecionar aulas de História da Arte. Incomodada com o conservadorismo da sociedade e do próprio colégio em que trabalha, Katharine decide lutar contra estas normas e acaba inspirando suas alunas a enfrentarem os desafios da vida.

Após assistir ao filme reflita e responda as questões, abaixo:

1. Há qualidades notáveis na jovem professora Katherine Watson (Julia Roberts) que podem servir de inspiração para nosso trabalho em sala de aula. Entre as principais poderíamos destacar a capacidade de superação em momentos de grande adversidade . Qual foi esse momento?
2. A paixão pelo seu trabalho ou ainda por utilizar recursos e estratégias diferenciadas destaca a criatividade na ação pedagógica desenvolvida pela professora. O que a criatividade tem a ver com a avaliação? Por quê?
3.Uma outra possibilidade de trabalho interessante com esse filme (“O Sorriso de Mona Lisa”) seria a comparação entre ele e a obra do diretor Peter Weir (“Sociedade dos Poetas Mortos”). Com isso poderíamos perceber atitudes e ações como a ironia e a hipocrisia em diferentes momentos assim como a criatividade e a capacidade de superação em outros. Esses  aspectos podem  ser importantes para o fomento de debates sobre aparências e realidades, sonhos e frustrações, poder e fraqueza na relação professor x aluno x avaliação? Por quê?

VÍDEO 3 - MOTIVAçÂO

Olá pessoal
Esse é um  vídeo lindo, encorajador e real. Nos motiva a acreditar que  " podemos bem mais do que imaginamos".
Um abraço, Zelma.

CINE FÓRUM 13 - O ÓLEO DE LORENZO

Olá pessoal
O filme "O Óleo de Lorenzo" utiliza o cinema para contextualizar o ensino de genética e discutir a onstrução do conhecimento científico. Foi trabalhado na disciplina  METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Um abraço, Zelma.



 
FICHA TÉCNICA                          
Título Original: Lorenzo's Oil
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 135 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1992
Estúdio: Universal Pictures
Distribuição: Universal Pictures / UIP

Direção: George Miller

Roteiro: George Miller e Nick Enright
Produção: George Miller e Doug Mitchell
Fotografia: John Seale
Desenho de Produção: Kristi Zea
Direção de Arte: Dennis Bradford e Jamie Leonard
Figurino: Colleen Atwood
Edição: Marcus D'Arcy e Richard Fran
cis-Bruce

SINOPSE
Um garoto levava uma vida normal até que, quando tinha seis anos, estranhas coisas aconteceram, pois ele passou a ter diversos problemas de ordem mental que foram diagnosticados como ALD, uma doença extremamente rara que provoca uma incurável degeneração no cérebro, levando o paciente à morte em no máximo dois anos. Os pais do menino ficam frustrados com o fracasso dos médicos e a falta de medicamento para uma doença desta natureza. Assim, começam a estudar e a pesquisar sozinhos, na esperança de descobrir algo que possa deter o avanço da doença.

Após assistir ao filme, responda:

1. O filme transmite várias imagens da ciência e do cientista. Quais são?
2. Essas imagens reforçam as idéias do leigo acerca da ciência e do cientista? Justifique.
3. No filme vemos um caso de pesquisa experimental que veio passando por diversos procedimentos em  busca da cura da doença. Esses procedimentos foram experimentados porque os pesquisadores tinham algumas hipóteses sobre a possível causa da doença. Relate cada uma dessas fases da pesquisa até a chegada de uma hipótese mais provável e ao resultado satisfatório para a época.
4.Imagine-se um dos pesquisadores dessa síndrome. Você está buscando formas de prevenção ou de cura, tendo como base os conhecimentos de genética, tecnologia do DNA, células troncos, vacinas, etc. Pense numa pesquisa que use algum desses conhecimentos. A seguir, dê o que se pede:
- O seu problema de pesquisa
- Os objetivos
- A metodologia que será utilizada
- Explicite as hipóteses de sua pesquisa

terça-feira, 26 de julho de 2011

CINE FÓRUM 12 - MESTRADO DA VIDA

Olá pessoal
Esse vídeo abre espaço para a abordagem de conteúdos de diversas disciplinas. As questões elaboradas, nesse caso, foi para a disciplina GESTÃO EDUCACIONAL E EMPRESARIAL.
Um abraço, Zelma.

Após assistir ao vídeo, responda as questões:
a)Entendendo a escola como mediadora entre  saber sistematizado pela humanidade, através de estudos e pesquisas científicas, e a classe trabalhadora, como a escola tem trabalhado com essa mediação?
b)Quais os conhecimentos que chegam aos alunos através dos professores e equipe pedagógica? Quem os escolhe e com qual intenção são escolhidos?
c)Com base no vídeo assistido, qual o papel da equipe pedagógica para mediatizar junto aos professores os conhecimentos sistematizados pela academia, livros didáticos e documentos oficiais?
d)O Projeto Político-Pedagógico é o principal documento de planejamento da escola que expressa um projeto de escola e, conseqüentemente, de sociedade. No PPP estão explicitadas “nossas” concepções e ideais de cidadão e de mundo. Diante disso, até que ponto “nossas” práticas pedagógicas contribuem para a formação de um “cidadão de papel”?

CINE FÓRUM 11- QUANTO VALE OU É POR QUILO?

Olá pessoal
Esse  filme aborda questões  como a luta pelos direitos democráticos, a discriminação contra negros e pobres, o desrespeito, a lavagem de dinheiro, a corrupção, dentre outros. Sendo assim, este é um excelente filme para ser trabalhado em sala de aula nas disciplinas de didática, gestão empresarial e sociologia, possibilitará o desenvolvimento crítico e reflexivo dos alunos.
Um abraço, Zelma.

 FICHA TÉCNICA

Título original: (Quanto Vale ou é por Quilo?)
Lançamento: 2005 (Brasil)
Direção: Sérgio Bianchi
Atores: Ana Carbatti, Cláudia Mello, Myriam Pires, Leona Cavalli.
Duração: 104 min
Gênero: Drama

SINOPSE 
Filme de ficção baseado num conto de Machado de Assis.
O filme traça um paralelo entre a vida no período da escravidão e a sociedade brasileira contemporânea, focalizando as semelhanças existentes no contexto social e econômico das duas épocas. Com muitos atores afro-brasileiros, a ação se desenrola nesses dois períodos históricos ao mesmo tempo.
Quanto vale ou é por quilo? utiliza linguagens variadas para contar essa história. Entre elas, trechos de documentários e pequenos contos de enredo, baseados em crônicas de Nireu Cavalcante, extraídas de autos do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro. Apesar de ser um filme de ficção, a escravatura é mostrada como está descrita nesses documentos, e em outros escritos históricos da época.
Ao traçar esse paralelo entre o século XIX e o tempo atual, o filme questiona até que ponto a estrutura da sociedade brasileira realmente mudou da época colonial até hoje.

Após assistir ao filme, responda as questões:
a)O filme aponta de que maneira a conservação do modelo social vigente é de interesse de uma determinada classe? Justifique sua resposta.
b)Como a escola pública reproduz este modelo?
c)Quais são as possibilidades da escola pública superá-lo?
d)Qual é o espaço de atuação do pedagogo “unitário” na  escola diante das contradições sociais existentes e explicitadas no filme?
e)O Artigo II da LDB (9394/96) coloca como um dos princípios e ideais da educação a solidariedade humana. Considerando o recorte do filme, aponte como programas e parcerias se concretizam no interior das escolas e com qual intenção.
f)A partir da questão anterior, responda: Qual o papel do pedagogo nesse contexto?

CINE FÓRUM 10 - SARAFINA


Olá pessoal
Esse é um filme que pode ser trabalhado ao explorar o conteúdo  CURRÍCULO ESCOLAR.
Um abraço, Zelma.



FICHA TÉCNICA
Argumento de William Nicholson e Nbongeni Ngema
Realizador: Darrel James  Roudt
Interpretes: Whoopi Goldberg (Mary Masambuko), Leleti Khumalo (Sarafina)
Produtor: Anant Singh
música e letra: Mbongeni Ngema com arranjos adicionais de Hugh Masekela
Coreografia: Michael Peters
Duração: 96 min.

SINOPSE
Em pleno Apartheid, numa escola de Soweto, em que o exército patrulha de armas e as crianças gritam "Libertem Mandela", uma professora ensina história de uma forma censurável fugindo ao currículo aprovado pelo regime. 
            Sarafina é uma aluna negra, que relata a história sobre a forma de uma carta dirigida a Nelson Mandela e que, como tantos outros adolescentes, se sente revoltada face às injustiças do sistema. Um sistema que as incentiva a estudar para terem uma hipótese de vida mas que nunca lhes explica declaradamente que nunca terão uma hipótese de igualdade social.
           Mandela não é a única fonte de inspiração para Sarafina. Em sua luta contra o apartheid, ela também vê em sua professora Mary Massammbuko (Whoopi Goldberg) um exemplo a ser seguindo. Massambuko é uma mulher indignada com a submissão de seus colegas professores que não se opõem ao ensino controlado pelo sistema apartheid, baseado na história dos grupos de brancos que estão no poder. Ela começa a destacar em suas aulas de história, a realidade social de seus alunos. É uma professora de coragem ao permitir que a sua turma de jovens, ansiosos por conhecer a si mesmo e ao seu país, visualize uma história muito diferente da história sobre o povo sul africano do currículo oficial, a fim de desnaturalizar aquele conteúdo escolar obrigatório, que tem os brancos como protagonistas e negros como meros coadjuvantes.

Após assistir ao filme, responda as questóes:

 a)   Qual é a concepção de currículo expressa no filme?
 b)   Na abordagem do conteúdo feita pela professora, existe intencionalidade? Qual?
 c)   De acordo com o filme e com as respostas das questões anteriores, qual a função social da escola vinculada a um projeto de sociedade.
 d)  Qual é o papel do pedagogo na articulação com o professor diante da intencionalidade expressa no currículo?
 e)  De que maneira o cinema, ao mostrar os conflitos sociais gerados pelas leis raciais impostas à África do Sul (1911-1991), pode contribuir para formar professores mais preparados e capazes de lidar com um currículo que inclua o preconceito racial em sala de aula?