Partilhando...

Compartilho as postagens desse blog com todos os educadores que amam a sua profissão, com educandos, pais, mães, enfim com todos os protagonistas do processo educativo que direta ou indiretamente participam da Arte de Educar.

Esse blog tem como foco a partilha de experiências. Acredito que poderemos democratizar saberes e ampliar nossos conhecimentos a partir da postagem de vivências realizadas na área educacional. Aqui você encontra dinâmicas, cine fórum, atividades... Olhe sempre os arquivos!

domingo, 17 de julho de 2011

DINÂMICA DA CAIXINHA - A VOZ DO CORAÇÃO

Olá pessoal
Trabalho como orientadora pedagógica com um grupo do PROJOVEM ADOLESCENTE em Gurjão-PB(cidade que nasci e que adoro) e exibimos para os jovens o filme A VOZ DO CORAÇÃO . Foi muito gratificante a atividade, pois eles adoraram a história, já que o  filme  aborda a questão da educação por um viés romântico em que as políticas são vencidas pelo afeto.
Após a exibição do filme, aplicamos a "Dinâmica da  Caixinha" que consiste em recortar vários questionamentos sobre o filme , depois coloca-os numa caixinha e em seguida, com o grupo de jovens num círculo, coloca-se uma música(que pode ser a trilha sonora do filme)ao parar o som, quem ficou com a caixinha retira um questionamento e responde.O professor deverá aproveitar a colocação dos jovens e ampliar as questões abordadas nas perguntas.
Espero que vocês gostem da atividade.
Um abraço, Zelma.

DINÂMICA DA CAIXINHA
FILME “A VOZ DO CORAÇÃO”
 ·Que cena do filme a Voz do Coração chamou mais sua atenção?
· Que metodologia o inspetor utilizou para trabalhar com as crianças?
· Como você percebeu a relação entre autoridade/autoritarismo no filme?
· Há relação entre a história de vidas dos alunos da Escola Fundo do Poço e o processo de aprendizagem? Explique
· Que relação podemos estabelecer entre escola e sociedade no filme A Voz do Coração?
·Em algumas cenas vimos que o inspetor assume atitudes de omissão da verdade/mentira. O que você pensa sobre está questão?
·Percebemos realização profissional nos trabalhadores do internato “Fundo do Poço?” Justifique
·Sobre as relações pessoais e afetivas o que você teria a dizer?
·Você considera o inspetor um vencedor ou um derrotado? Justifique
·Em relação à disciplina/indisciplina podemos fazer um parâmetro com a realidade de algumas instituições educativas? Quais?  Explique
·Que contribuições o filme trouxe para sua vida?


Um comentário: